...É PRECISO TER ASAS,PARA SE AMAR O ABISMO...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ecológicamente pensando...papel sintético!


Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (S.Paulo – Brasil)permite transformar plástico reciclado em papel sintético.


Criar papel a partir de películas plásticas é uma tecnologia amplamente conhecida, mas exige sempre o uso de matéria-prima virgem para a confecção das folhas sintéticas.
O método desenvolvido na universidade do interior paulista, no entanto, permite fazê-lo a partir de lixo, como copos plásticos de gelado, garrafas plásticas, vasilhas, embalagens de CD, restos de canetas ou cartões bancários.
Este material é triturado e, depois, submetido a um tratamento químico desenvolvido pela universidade. O resultado é a produção de uma película de alta qualidade, similar às películas produzidas com matéria-prima virgem.
Financiado pela FAPESP, o projecto desenvolvido pela Universidade de São Carlos foi adoptado em carácter experimental pela fabricante de papel sintético Vitopel. A fabrica possui planta industrial na cidade de Votorantim, interior paulista.
A empresa espera comercializar as folhas feitas a partir de plástico reciclado para aplicações industriais, em situações em que o papel precisa ser resistente à água, por exemplo. Assim, é possível imprimir rótulos para garrafas, outdoors, tabuleiros de jogos, etiquetas, livros escolares e cédulas de dinheiro.
Cadernos para estudantes também estão a ser produzidos com o mesmo método, já que a película aceita bem a tinta de canetas esferográficas.
A produção de folhas sintéticas de baixo custo diminui a procura da celulose, o que na prática poupa o abate de florestas para produzir papel a partir de matéria prima orgânica.

1 Comentários:

Blogger Jonas disse...

Na Bahia, há anos que eu comprei uma camisa (em tudo igual a pano)feita a partir dos mesmos resíduos plásticos...
Não se nota nada. Só tem um problema, como em tudo o que é reciclado: é mais caro.
Ora bolas...

27 de fevereiro de 2009 às 10:50  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

<

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]