...É PRECISO TER ASAS,PARA SE AMAR O ABISMO...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O medo causado pela inteligência...algumas considerações...


"Há tantos burros a mandar em homens de inteligência, que, às vezes, fico a pensar que a burrice é uma Ciência".

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar o seu discurso de estreia na Câmara dos Comuns, perguntou a um velho parlamentar, amigo do seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembleia de vedetas políticas. O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal:

"Meu jovem, cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso . Isso é imperdoável! Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta".



A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas são medíocres e têm um indisfarçável medo da inteligência. Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições. Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder. Mas, é preciso considerar que esses medíocres ladinos oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar as suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde os talentosos não conseguem passar. Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis às legiões dos lúcidos. Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do "Elogio da Loucura", de Erasmo de Roterdão, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa fingir-se de burra se quiser vencer na vida. É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota, automaticamente, a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, com medo de perderem os maridos, também os encastelados medíocres fecham-se como ostras, à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar. Conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna às costas... Enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres repudiam-nos para se defender. É um paradoxo angustiante! Infelizmente, temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida.
Como é sábio o velho conselho:

"Finge-te de idiota, e terás o céu e a terra".

O problema é que os inteligentes gostam de brilhar! Que Deus os proteja, então, dos medíocres!...

5 Comentários:

Blogger Carla disse...

e não é que tens toda a razão
beijos

7 de janeiro de 2009 às 02:46  
Blogger Miriamdomar disse...

Está brilhante este post!
É a realidade!
Mas mais preocupante seria , se a luz dos inteligentes que conseguem brilhar, se apagasse!

7 de janeiro de 2009 às 07:07  
Blogger duarte disse...

pois olha amiga, ca se vai andando com a cabeça entre as orelhas...
sabes o sabor da vitória conquistada, quando nada o prevê?
É desse sabor que eu gosto...É ver os poderosos mediocres, cair em descrédito...É assistir à entrega de um prémio nóbel da literatura , que o governo e clero tentaram cruxificar...esses momentos dão-me força, para tentar brilhar e crescer.
abraço do vale(com geadas)

7 de janeiro de 2009 às 08:28  
Blogger Dana disse...

Só me ocorrem os dois últimos versos de um poema de Sophia:
"Perdoai-lhes, Senhor
Porque eles sabem o que fazem."

***

8 de janeiro de 2009 às 17:22  
Blogger Vício disse...

acho que tenho de começar a ter cuidado :D

9 de janeiro de 2009 às 06:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

<

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]