...É PRECISO TER ASAS,PARA SE AMAR O ABISMO...

segunda-feira, 24 de março de 2008


AS ESCOLAS E OS ALUNOS…

Cinco dias passaram…e quando estou de regresso,confesso que depressa de mais, dou conta que no nosso recanto, se passaram coisas(mesmo sem serem inéditas), que jamais lembraria, ás gerações que para trás de nós ficaram!!!...e que mesmo o Zé povinho, que ainda se diz crédulo nos valores essênciais da educação, ficou de cabelos em pé…
Numa escola da mui invicta cidade do Porto (mas não só), uma aluna teve o desplante de afrontar uma professora e por pouco não a atirou ao chão, com a conivência de toda a turma!!!
Sem estar com falsas morais…, mas, que moral é esta?!? Que educação foi dada a estes rapazes e raparigas, para que se instalasse naquela sala um “circo romano” ???
Que desculpa inventar agora,para dizer que os nossos filhos, coitadinhos, são vitimas de repressão e de avaliações impensadas?!?...que estão nas mãos de feras(falando dos professores…)…quando uma turma inteira, linchou,(se não fisicamente) pelo menos psicologicamente, uma professora, que só quis que o normal funcionamento da aula prosseguisse, sem as interrupções constantes dum telemóvel…
Será que é pedir muito, que dentro das salas de aula se desliguem esses “brinquedos” que já ninguém passa sem eles? Será que antes deste revolucionário instrumento, as pessoas não viviam e sobreviviam? Será que as nossas crianças estavam menos protegidas? Será que agora somos mais felizes, sendo teledependentes???...
A educação está em crise, sem duvida…os pais devem estar com uma ideia errada do que é educar…passaram a consentir tudo aos filhos e a liberdade que tão bela é…passou a ser libertinagem…
A educação moral de berço, deixou de existir, ficando rotulada de velharia, como se os princípios morais e cívicos, passassem de moda…e é uma pena,porque se hoje é com os professores que fazem isso…mais tarde será com os próprios pais,quando forem mais velhos…
Deixámos de ensinar aos nossos filhos que ser velho, não é sinal de vergonha, mas de respeito, que ser velho, é sinal de sabedoria e que devemos respeitar, para um dia sejamos também respeitados…
Damos aos nossos filhos tudo o que eles deveriam conquistar pelos seus próprios meios…ao longo das suas vidas, facilitando assim o caminho que é deles, que eles devem fazer ao longo da jornada.
Vivemos numa sociedade de consumo, que nos torna mais e mais gananciosos, ambiciosos e…invejosos…
Os pais acham que na escola é que devem educar os seus filhos, esquecendo que a educação é dada em casa e a instrução é dada na escola…depois ficamos a exigir isso aos professores…
O pior é que alguns pais ainda se dão ao luxo de ir ás escolas tirar satisfações com professores, que têm a coragem de exigir aos alunos que cumpram o que lhes é devido, e chegam a vias de facto , sendo julgados e apanhando anos de cadeia…onde iremos chegar???
Os valores na nossa sociedade estão abastardados…está bem de ver que mais dia menos dia, este mundo ainda será mais MUNDO CÃO do que o actual…
Tristeza!!!

6 Comentários:

Blogger Templo do Giraldo disse...

Passei aqui para te dizer que o templo está de regresso. Passada que está esta época festiva. Estamos de volta.
Quando quiseres passa por lá. Da minha parte ja fiz o meu "dever".

Um abraço.

24 de março de 2008 às 12:32  
Blogger Divinius disse...

É assim o nosso mundinho...
Gostei de ler:)
Boa semana:)

24 de março de 2008 às 14:03  
Blogger Maria Clarinda disse...

E antes de começar...termino com as tuas palavras...QUE TRISTEZA!!!Principalmente para quem como eu, foi ensinada a respeitar os professores, os "mais velhos" como diria o meu amigo Odjaki...coisa do antigamente...
Jinhos.

24 de março de 2008 às 15:19  
Blogger Nuno de Sousa disse...

Boas, como fotografa faltam as fotos, por onde andam elas hummm :-), um belo texto que recomendo ser lido. Bjs e venham as fotos.
Nuno de Sousa

24 de março de 2008 às 15:55  
Blogger Zé do Cão disse...

Minha amiga, o artigo está lindissimo
que pena só ser comentado por 2 visitadores.
Por onde andam os valores morais?
Se não respeitam os próprios pais, como é possivel respeitar os profs.
Acabo de ouvir na rádio, que o secretário de estado (qualquer coisa)
diz que não há motivo para alarme, que a crine(?) não é de dentro pa- fora, mas sim de fora padentro. Estas foram as suas palavras com erros e tudo.
Esta foi visto em gravação.
Na U. Minho um prof, foi agredido à facada.
Noutra escola, as mães, os pais dos alunos agridem à bofoteda, alunos agridem aos pontapés. Não há motivo para alarme, no estrangeiro ainda é pior. Vejam na America até é aos tiros.
Mas eu quero lá saber do que se passa no estrangeiro eu quero que na minha terra, haja respeito, ordem, saúde e educação.
Sobre a saude, os tuberculosos é aos pontapés ai pelas ruas, agora querem à força interná-los. Mas a constituição não deixa.
Bendita Drª Advogada Leonor Beleza, que acabou com o INT (Instituto Nacional Tuberculosos). Agora
é o que se vê.
Será que nos outros paises a democracia é igual à nossa?

25 de março de 2008 às 07:22  
Blogger Rato disse...

ratita, estás de volta e em grande. Ainda bem. Só posso subscrever. Os filhos são um percalço. Com um pouco de sorte até podem render uns cobres. Mas para isso têm de ser capazes de habilidades com uma bola. A avaliar pela quantidade de animais que são tratados melhor que gente, o caminharmos para um MUNDO CÃO só pode significar que vamos no rumo certo.

25 de março de 2008 às 16:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

<

Powered by Blogger

Assinar
Postagens [Atom]