...É PRECISO TER ASAS,PARA SE AMAR O ABISMO...

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

TODOS DIFERENTES,TODOS IGUAIS..."mas há uns "mais iguais que outros"... e ...não entram em locais que discriminem seres humanos!!!"

"O grupo de 23 pessoas com deficiência ligeira (física e mental),todas adultas, integrava a colónia de férias da Cooperativa de Solidariedade Social Cercipóvoa, da Póvoa de Santa Iria.
Maria João Aires, uma das monitoras que esteve no local, conta como tudo se passou.
O grupo chegou ao Hawaii por volta das 23h00 e durante cerca de uma hora divertiu-se, dançou e, segundo a monitora, "interagiu com os outros clientes".
Hora e meia depois um dos funcionários do estabelecimento informou Maria João Aires de que este iria fechar,devido a um problema técnico, convidando-os a pagar e a sair.A monitora confessa ter achado estranho, pois os outros clientes não estariam a ser avisados do mesmo problema.
Decidiu permanecer. Minutos depois é dada indicação de que o bar iria mesmo encerrar.

O grupo sai, juntamente com os outros clientes, só que estes permanecem junto à porta, de copo na mão.
"Disseram-me que iria fechar e já não voltaria a abrir, mas estavam a pedir aos outros para não se irem embora", disse ao Correio da Manhã.

RECLAMAÇÃO DIFÍCIL

Maria João Aires decidiu mandar o grupo embora e esconder-se ali
perto.
O que viu chocou-a:
"Automaticamente as portas abriram-se e o bar voltou a funcionar em pleno.
" A monitora voltou a aproximar-se do bar para pedir o Livro de Reclamações, mas responderam-lhe que "nem sequer existia", apesar de uma referência à sua existência na porta do estabelecimento.
Chamou então a PSP e foram os agentes da esquadra do Calvário que exigiram o Livro de Reclamações.
Este foi novamente recusado pelo funcionário do Hawaii, argumentando que o bar não havia prestado qualquer tipo de serviço ao grupo.
Maria João Aires não pensou duas vezes. Sacou do comprovativo da despesa e mostrou-o: 75 euros,relativos a 29 bebidas consumidas.
Só nessa altura o livro surgiu."Foi como um balde de água fria", diz Maria João, frisando que a maior parte dos utentes da Cercipóvoa nem sequer tem possibilidade de frequentar estabelecimentos do género com amigos e familiares.No âmbito da colónia de férias, o mesmo grupo já foi ao cinema,teatro, praia e piscina.
Maria João Aires assegura que "não foram discriminados em mais nenhum local".
Contactada pelo CM, a responsável do turno do dia do Hawaii escusou-se a comentar, remetendo qualquer esclarecimento para o encarregado do turno da noite, que não esteve disponível.
REGRAS E MULTAS NORMAS
As regras do bar Hawaii estão afixadas à porta do estabelecimento,que abre às 12h00 e encerra às 04h00.
O acesso só é vedado a quem não manifestar intenção de utilizar os serviços prestados, a quem se recuse a cumprir as normas de funcionamento privativas do bar e a quem entrar em áreas de acesso reservado.

QUEIXAS

Também à porta, o estabelecimento avisa que o Hawaii dispõe de Livro de Reclamações.
Está escrito em português, inglês e francês.

COIMAS

A recusa em apresentar o Livro de Reclamações é punida com um máximo de 30 mil euros.

FISCALIZAÇÃO

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) é a entidade competente para fiscalizar os estabelecimento de restauração e bebidas.

SAIBA MAIS

1996 é o ano em que foi instituído o Livro de Reclamações em Portugal.
A sua existência passou a ser obrigatória nos locais de atendimento público a partir de 1 de Janeiro de 1997.
128 mil queixas foram registadas no último ano e meio.

A restauração e o comércio são os sectores de actividade que mais reclamações suscitam.

CONSTITUIÇÃO

Os portadores de deficiência física ou mental têm direitos e deveres previstos constitucionalmente.

DIREITOS

De acordo com a Carta dos Direitos do Cidadão, as pessoas portadoras de deficiência mental não podem ser rejeitadas,marginalizadas ou retiradas do convívio da família ou da sociedade."

Manuela Guerreiro

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